quinta-feira, 19 de maio de 2011

Atividade 3: Trabalhando atividades lúdicas no ensino de Geografia

Nome do jogo: Geografando


Esta atividade é destinada para os alunos do 7° ano (antiga 6° serie) podendo ser trabalhada com o mínimo de 8 alunos e um Maximo de 48 alunos, sendo possível trabalhar de forma individual, em dupla ou em grupo. Possui uma duração em media de 2 horas. Sendo um jogo de tabuleiro com perguntas e respostas.

 

Material Utilizado:
  • Cartolina;
  • Lápis de Cor;
  • Tesoura;
  • Caneta esferográfica;
  • Grafite;
  • Régua;
Construção do Jogo:

Primeiro Passo: Faz-se o desenho do mapa do Brasil na cartolina.
Segundo Passo: Desenha um octograma dentro do mapa do Brasil na cartolina e de acordo com a rodas dos ventos faz os caminhos para o meio do octograma. O numero das casa foram 10 casas até o octograma (essa parte do centro do jogo) mais 8 casas dentro do octograma. 

Tabuleiro do Geografando


Terceiro Passo: Nessa parte o professor irá construir cartas com as iniciais da localizações das rosas dos ventos, cartas com as dificuldades das perguntas e punições sendo representado pelas cores cada cor representa um dificuldade Ex: Verde corresponde a perguntas fácil, Amarelo médio, Marrom difícil. Após isso o professor constrói as perguntas de acordo com o nível.
Quarto Passo: Construção da peça de tabuleiro pode-se pegar diferentes tipos de tampa para representar as peças do tabuleiro.

Regras do Jogo:
  1. O professor solicitará que cada aluno pega uma carta da com a posição da rosas dos ventos e coloque a sua peça no tabuleiro. Obs: Caso os alunos errem a rua casa inicial eles perdem uma rodada.
  2. A ordem de iniciar a jogar é o Norte sendo o primeiro, depois o Nordeste, o Leste e assim por diante.
  3. Definida as posições os alunos que irão escolher o nível das perguntas, sendo que resposta correta de Perguntas de Nível Fácil avança uma casa, de nível médio avança duas casa e difícil três casas. Resposta Errada não gera Punição. Obs: Serão sempre duas cartas para cada nível de pergunta e 2 de punições. As cartas de punições são uma de volte uma casa e outra de pare por uma rodada. As cartas de punições estarão embaralhadas juntas com as de níveis de perguntas. Obs2: As perguntas sempre devem ser com referencia ao Brasil.
  4. O vencedor é quem chegar ao centro aonde tem o desenho da rosa dos ventos.
  5. Bonificação fica a critério do professor, porém fica a sugestão dos ganhadores ganharem uma caixa de bis, e os perdedores ganham um bis cada.  
Conclusão:

O jogo pode ser uma forma de revisão, ou uma outra maneira de dar aula fazendo com que os alunos se envolvam mais com a disciplina, podendo ser encontrado aonde eles estão sentindo maiores dificuldades da disciplina.

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