terça-feira, 17 de maio de 2011

Atividade 2: Trabalhando com as imagens em Geografia

Atividade com imagens.
Série que se destina a atividade: 9º Ano (8º série) do ensino fundamental


Material da atividade:
- Cartolina;
- Cola;
- Tesoura;
- Jornais ou revistas;
- Fita adesiva colorida;
- Caneta Esferográfica;

Objetivos: Desenvolver no aluno a capacidade de construir conceitos da geografia;
                      Utilizar imagens de noticias relacionando com os conteúdos da geografia.



Passo a passo: Primeiro foi feita a escolha das imagens que podem ser de reportagens de revistas e ou jornais, sendo impresso ou virtual, de artigos de revistas especializadas ou não, sendo assim, qualquer imagem que possa ser utilizada para relacionar com a geografia, escolher um tema a ser trabalhado com as imagens como no nosso caso o tema escolhido foi “A Crise Mundial de Alimentos” a seguir ordenar as imagens em uma cartolina de maneira sequencial em uma ordem logica, logo após colar as imagens elaborar as legendas de maneira simples para que seja de fácil entendimento do aluno logo depois vem à construção dos conceitos da geografia.

De que modo a mídia e as notícias veiculam o conteúdo geográfico?

A circulação do conteúdo geográfico na mídia vem de interesse de uma classe dominante vigente em que esse conteúdo irá aparecer a sua maneira e muitas vezes essa noticia vem mascarando a realidade dos fatos. Com conteúdos ideológicos de uma classe dominante a fim de promover uma alienação da grande massa.

É possível reler as imagens na perspectiva teórica da geografia?

Uma leitura correta de uma imagem com um olhar geográfico dependendo do olhar critico sobre a mesma. Sendo a geografia uma ciência que estuda as relações do homem com o meio que o mesmo transforma constantemente em relações sociais.

Conclusão
Através dessa prática o professor colabora com o aluno para que o mesmo aguce a sua criticidade, e a sua analise por partes das notícias vinculadas nas mídias, auxiliando-o a ver como situações aparentemente distintas se inter-relacionam seja no campo político, social, cultural, espacial entre outros, possibilitando-o construir seu próprio aprendizado e o seu olhar geográfico para que possa ler o mundo.

ALUNOS:Antonio Carlos de Oliveira Santos
                  Márcio Sousa Silva Dantas
                  Marcus Vinicius         

2 comentários:

  1. Gostei da dinâmica como vocês trouxeram o assunto que muita vezes pode ser passado de uma maneira cansativa. São essas pedagogias lúdicas embasadas teoricamente, que trazem os alunos de volta para a sala de aula.

    parabéns para meu amor e a seus colegas

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