sexta-feira, 10 de junho de 2011

Atividade 7: Utilizando Videos para a Inclusão Social

        A música Segue o Seco do cantor e compositor Carlinhos Brown imterpretada pela cantora Marisa Monte aborda um tema bastante discutido em todos os lugares que é a seca no nordeste do Brasil
        O conteudo a ser discutido em sala de aula pode ser ministrada no contéudo da Região Nordeste e a mesma esta traduzida em libras com a finalidade de promover a inclusão social dos alunos com deficiencia auditiva nas escolas.
        Com este tema pode ser discutido em sala de aula varios aspectos da região nordeste no sentido de como é utilizada a questão da seca nesta região a fim de dominação ideologica que muitos politicos se faz uso para prometer melhorias para apopulação da região por exemplo. Fazendo o aluno refletir sobre essa questão.

Atividade 6: Trabalhando Com Jogos Eletronicos

          O jogo batalha naval é um jogo de estrategia que pode ser usado nas aulas de geografia e relacionar com oi conteudo de localisação.
          As regras do jogo conciste em afundar o navio do inimigo utlizando as coordenadas no tabuleiro sendo um jogo de estrategia o jogador deve analisar com atenção onde esta posicionado os navios inimigos.
          As coordenadas no jogo são o seguinte: as letras representa a longitude e os números representa a latitude, fazendo uso do jogo pode relacionar facilmente ao conteudo de cartografia em sala de aula e abordando a localização e fusos horarios. Também com o jogo pode relacionar a questão de dominação de territorio na geografia a luta para conseguir mais poder econômico com a guerra.
De acordo com a classe o professor pode adapitar o tabuleiro para ficar mais criativo a chamr a atenção do aluno na aula.
Por opição do professor também pode trabalhar com tabuleiros já prontos e montar em sala de aula.
          Após a aplicação do conteudo em sala de aula e da aplicção do jogo uma atividade será feita para os alunos co algumas quetões de reflexão.

         1. O que o jogo tem haver com o cotidiano, e onde o conteudo do jogo pode ser aplicado ?
         2. A luta por territorio pode acarretar em varios impactos sociais. Discerte quais impactos sociais a guerra causa em um pais cujo a guerra aconteceu.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Atividade 5: Dinâmica em Sala de Aula

 O NOME DA DINÂMICA É: O BONECO

 
                                                                                                                                                                      O objetivo dessa dinâmica é concietizar os alunos a preservar a natureza que é um tema muito abordado atualmente tendo como tema O Meio Ambiente.
          Levando a conciência ambiental aos alunos é imortante para que o mesmo reflita que se deve cuidar dos recursos naturais que possui nela e assim levar a todos o dever de lutar pelo bem do nosso planeta. Vamos a dinâmica.
 
  Dividir os participantes em seis subgrupos. Cada um ficará responsável por uma parte do boneco: cabeça, tronco, braços, mãos, pernas e pés

. Cada grupo desenhará uma parte do corpo e no intuito de promover a inclusão social os desenhos seram feitos em alto relevo para alunos com pouca deficiencia visual e terá duas perguntas para responder. As respostas devem ser registradas nos cartazes juntamente com o desenho. Para que os grupos tenham uma visão geral da dinâmica, é importante que se leiam todas as perguntas antes de iniciar o trabalho.

a) Cabeça: Qual a realidade ambiental que vemos? O que escutamos da sociedade sobre a preservação da biodiversidade) Tronco: O que sentimos sobre a degradação ambiental? O que sentimos sobre o papel do estudante na preservação da biodiversidade?

c) Braços: Até onde podemos alcançar com nossa ação? Com quem (pessoas, entidades etc.) podemos andar de braços dados na preservação da biodiversidade?

d) Mãos: Quais os compromissos que podemos firmar enquanto grupo na preservação da biodiversidade? Quais as ferramentas que temos disponíveis na escola para divulgar nossas idéias?

e) Pernas: Que caminhos queremos tomar no desenvolvimento de ações de preservação da biodiversidade? Qual o suporte (pessoas, materiais, finanças etc.) que temos para desenvolver uma ação?

f) Pés: Que ações podemos realizar envolvendo nossa escola na preservação da biodiversidade? Que resultado desejamos com nossa ação?